Pesquisar este blog

História

 Além de sua importância religiosa, as igrejas representam um feixe de manifestações culturais. Se adentrarmos a uma simples capela, as imagens esculpidas com alto padrão artístico, o trabalho dos entalhadores (barroco ou clássico), o coro, através da música sacra, entoada durante as celebrações, formam um conjunto cultural espontâneo, sem levarmos em conta o moderno aspecto social da Igreja, que geralmente reflete o poder econômico do local e propicia aos fiéis oportunidades práticas através de clubes, cursos, bazar beneficente, ou abrigando Sociedades Amigos de Bairro ou entidades culturais.


                      CAPELA DE SANTA MATILDE

 Desde sua fundação, três fatos marcaram definitivamente a importância do bairro para a cidade: a inauguração da Capela do Jardim Mathilde, a construção da Escola de 1º Grau do Jardim Mathilde e a fundação do Restaurante Lagosta.

                                       A Capela

 Em 11 de dezembro de 1949, após a Missa Campal celebrada pelo reverendo Teófilo Faille, vigário da paróquia, acompanhado de cânticos pelo coro do Educandário São Gabriel, era lançada a pedra fundamental do sacro templo com a presença do Dr. Rubens Fere ira Martins, prefeito de Santos, representando a Sra. Leonor Mendes de Barros, esposa do governador Adhemar de Barros; Dr. José Monteiro, prefeito de São Vicente; vereadores Antonio Bueno Capolupo, Benedito Ribeiro, Orlando Intrieri, Carlos Laranja, Luiz Beneditino Ferreira, Edmar Dias Bexiga; cel. Moacir de Mello, comandante da Fortaleza de Itaipu; Nestor Ferreira Rocha, presidente da Sociedade dos Amigos de Praia Grande; todos os membros das famílias Heitor Sanches e Osvaldo Toschi.

                             A Festiva Inauguração

 A primeira missa, para celebrar a inauguração da capela, foi oficiada por D. Idílio José Soares, bispo diocesano de Santos. Ao ato compareceram destacadas personalidades e na ocasião fizeram uso da palavra os Srs. Heitor Sanches, Nestor Ferreira da Rocha e Edmar Dias Bexiga.

 A grande figura presente foi a Sra. Leonor Mendes de Barros, que esteve representando o governador Adhemar de Barros e grande amiga do bairro; Dr. José Monteiro, prefeito municipal de São Vicente; vereador Antonio Bueno Capolupo, presidente da Câmara Municipal de São Vicente; tenente-coronel Moacir de Mello, comandante da Fortaleza de Itaipu; Dr. Artur da Silva Ramos, representando o secretário da Viação; Dr. Dario de Casro Bueno; Dr. Clóvis de Castro, representando o Dr. Geraldo Prudente de Aquino, chefe da Diretoria de Obras Públicas; vereadores municipais Edmar Dias Bexiga e Orlando Intrieri; capitão Padilha, diretor de Esportes; prof. Damasco Pena, delegado regional de Ensino; Dr. José Carlos de Oliveira (Peludo), subprefeito de Praia Grande; prof. Manoel Pio de Queiroz, diretor do Grupo Escolar; Sr. Luiz Caiafa, diretor da Caixa de Liquidação; prof. Coriolano Young, inspetor escolar; Sr. Carlos José Borstenz, subdelegado de polícia; Sr. Armando Jarossi, diretor do Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais; Dr. Rafael Politti, engenheiro; irmãs do Hospital São José; professora Luci Moreira Marques e seus alunos; grande número de famílias de Santos, São Vicente e São Paulo.

 Após a missa, usou da palavra o Sr. bispo D. Idílio José Soares, congratulando-se com a construção da capela e sua importância para o bairro, ressaltando o dinamismo do Sr. Heitor Sanches, que em apenas 6 meses havia construído o referido templo.

 Cuidava da capela a Sra. Otília Sanches, esposa do Sr. Heitor Sanches e sua filha Circe Sanches Toschi, que sempre tiveram carinho muito especial pelo templo. Certa feita, o Sr. Heitor Sanches colocou na capela uma imagem de Cristo muito antiga, mas ficou com receio que a mesma fosse roubada, e depois de constatar o valor da peça, através de um perito, fez a doação da mesma ao Museu de Arte Sacra de São Paulo.

 Localizada no centro da Praça Claudino (abrimos aqui um parêntesis, pois muitas pessoas ligadas ao Município desconhecem a importância do cidadão Claudino, na história do nosso Município, o Sr. Heitor Sanches deu o nome de Praça Claudino, em homenagem ao grande amigo e grande homem que foi Claudino.

 Para se ter uma idéia da conformação da capela e suas principais características nos indicam uma torre de 11 metros de altura, localizada numa área de 4.000 metros quadrados, a nave da capela tem 100 metros quadrados e a superfície onde está o altar-mor tem 36 m². A sacristia mede 8,50 metros e uma saleta ao lado com 10,15 m².

 A construção da capela e sua beleza arquitetônica foram confiadas ao Dr. George Prezeirembel, mas devido a alguns contratempos, o projeto da capela foi confiado à firma Construtécnica.

 O terreno onde se acha instalada a capela foi doado pelo Sr. Heitor Sanches à Cúria Metropolitana, além do terreno, do projeto e da construção; foram realizadas várias quermesses para angariar fundos para a conclusão do piso da capela.

 Hoje, a Capela de Santa Matilde é um templo aprazível, localizada numa praça, onde ainda se pode ouvir o canto dos pardais, é o refúgio ideal para quem quer meditar sobre as coisas de Deus e sonhar enquanto for possível. E, acompanhando a marcha da igreja moderna, voltada para a comunidade, além de atividades como batizados, casamentos e a missa dominical, a Capela de Santa Matilde também abriga os membros da Sociedade Amigos de Vila Mathilde, que semanalmente promovem reuniões, reivindicando sempre melhorias para o aprazível bairro.

 Dia 26 de novembro de 1950 foi realizado o primeiro batizado, e a 25 de dezembro de 1950 o primeiro casamento; neste mesmo ano era realizada a primeira comunhão de 12 crianças do bairro e a celebração do 2º Natal para as crianças pobres, organizado por dona Circe Sanches Toschi.

 O primeiro presépio de Praia Grande foi doado pelos meninos João Carlos, Ana Maria e Rubens Rela Filho, filhos do casal Rubens Rela. O presépio, que ficou exposto até o dia 7 de janeiro de 1951, possuía 8 figuras.





Um comentário:

  1. Muito Interessante a historia da capela e de seus fundadores. Conheci pessoalmente D.Circe e Osvaldo Toschi sendo ela uma mulher que contribuiu muito para a caridade e solidariedade dos carentes de Praia Grande. Parabéns a família Sanchez e Toschi pela contribuição ao desenvolvimento de nossa cidade.

    ResponderExcluir