Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2012

Calendário Litúrgico - Domingo da Páscoa - Ressurreição do Senhor.


8 de abril de 2012 — Domingo

São Guálter

8 de abril - São Guálter, Confessor
(Pontoise, França, 1099) Foi eleito abade do Mosteiro de São Martinho de Pontoise mas, julgando-se indigno dessa dignidade, várias vezes fugiu, sendo sempre procurado pelos seus súditos, que o reconduziam de volta ao mosteiro. Apelou ao Papa São Gregório VII, tentando convencer o Pontífice de que era indigno. Mas São Gregório, reconhecendo a profunda humildade dele, ordenou-lhe que reassumisse as funções de abade e nunca mais pensasse em abandoná-las.


Páscoa do Senhor
(Cor Branca)

Deus o ressuscitou no terceiro dia!

Neste “novo amanhecer” contemplemos Jesus Cristo, o “Servo” obediente do Pai, constituído Senhor de toda a criação. Alegremo-nos diante de tão grande mistério de amor, fundamento de nossa fé e sentido último de nossa vida. Se pela fé participamos da sua morte, com Ele participaremos de sua glória. Deixemos, pois, as trevas do “túmulo”, para contemplarmos o Sol da Ressurreição.(*)



LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

Pedro anuncia o mistério da morte e ressurreição de Jesus, Servo fiel do Pai que o ressuscita no terceiro dia. E Nele todos nós somos novas criaturas. Assim, na certeza da fé, deixemos a escuridão e frieza do túmulo, para acolhermos o sol da Ressurreição.

6. Primeira Leitura
(At 10,34a.37-43)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pelaGalileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e compoder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porqueDeus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-onuma cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas queDeus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos.
43Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dospecados.
 Palavra do Senhor.
 Graças a Deus!

7. Responsório (Sl 117)

 Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
 Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ ‘Eterna é a sua misericórdia!/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é asua misericórdia!
 A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas, ao contrário,viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!
 A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso;/ quemaravilhas ele fez a nossos olhos!

8. Segunda Leitura (Cl 3,1-4)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita deDeus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, comCristo, em Deus.
4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
 Palavra do Senhor.
 Graças a Deus!
9. Sequência (2 coros)

 Cantai, cristãos, afinal:/ “Salve, ó vítima pascal!/ Cordeiro inocente, o Cristo/ abriu-nos do Pai o aprisco.
 Por toda ovelha imolado,/ do mundo lava o pecado./ Duelam forte e mais forte:/ é a vida que enfrenta amorte.
 O rei da vida, cativo,/ é morto, mas reina vivo!/ Responde, pois, ó Maria:/ no teu caminho o que havia?
 “Vi Cristo ressuscitado,/ o túmulo abandonado./ Os anjos da cor do sol,/ dobrado ao chão o lençol...
 O Cristo, que leva aos céus,/ caminha à frente dos seus!/ Ressuscitou de verdade./ Ó Rei, ó Cristo, piedade!

10. Aclamação ao Evangelho

Aleluia, aleluia,/ aleluia, aleluia!/ Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
O nosso Cordeiro pascal,/ Jesus Cristo já foi imolado./ Celebremos, assim, esta festa,/ na sinceridade e verdade.

Evangelho (Jo 20,1-9)

 O Senhor esteja convosco.
 Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
 Glória a vós, Senhor!

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro,e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse:Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correumais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas nãoentrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
 Palavra da Salvação.
 Glória a vós, Senhor!

11. Profissão de Fé
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado,morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus; está sentado àdireita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde  de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ naSanta Igreja Católica; na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vidaeterna. Amém.

12. Preces dos Fiéis (*)

 Elevemos ao Senhor nossas preces, neste alegre dia da Ressurreição de Jesus, nosso Salvador, pedindo-lhe a graça deperseverarmos sempre no anúncio de tão grandioso mistério.
 Senhor, fonte de vida eterna, ouvi-nos.
1. POR TODA a Igreja, para que, com fidelidade e entusiasmo, proclame a todos os povos a graça do mistério deCristo, que é fonte de vida para todos, rezemos ao Senhor.
2. PARA QUE, iluminados pelo Espírito do Senhor, possamos buscar constantemente as coisas do alto, sem nosesquecer dos nossos irmãos, especialmente os que mais sofrem, rezemos ao Senhor.
3. PARA QUE possamos nos abrir sempre mais à Luz da Vida plena que nos vem do Senhor Ressuscitado, deixandopara trás as trevas de nosso egoísmo, rezemos ao Senhor.
4. POR NOSSOS governantes, para que, iluminados pela  no Senhor Ressuscitado, busquem sempre mais o bem-estar, o desenvolvimento e a dignidade de todos, rezemos ao Senhor.
(Intenções próprias da comunidade.)
 Acolhei, Deus-Pai, as nossas preces que vos dirigimos no dia de tão grande júbilo, por Cristo nosso Senhor.



http://www.editorasantuario.com.br/default2.asp?pg=sys/nucleo&cat_cod=178&isapi_catname=Calendario_Liturgico